First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > Zoy Anastassakis
Zoy Anastassakis

Por que Brasília? O CNRC como um equivalente cultural da capital-federal brasileira.

Zoy Anastassakis
Departamento de Antropologia (PPGAS)-Museu Nacional-UFRJ

     Full text: PDF
     Last modified: May 14, 2007
     Presentation date: 06/12/2007 11:45 AM in ISCTE-II C103
     (View Schedule)

Abstract
Em 1975, foi criado, em Brasília, o Centro Nacional de Referência Cultural, um organismo autônomo que intentava desenvolver um banco de dados sobre cultura brasileira. Através do colecionamento de peculiaridades relevantes, o CNRC tencionava gerar uma rede de informações que fizesse circular as soluções da inventiva popular usualmente isoladas em suas localidades de origem.
Entre os fundadores do órgão estavam um designer consagrado, o Ministro da Indústria e Comércio e o Secretário de Cultura do Distrito Federal. Além deles, havia uma equipe multidisciplinar de pesquisadores: designers, físicos, matemáticos, literatos, biblioteconomistas, antropólogos e sociólogos.
Em 1979, com a nomeação de seu coordenador-geral para a diretoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, suas propostas migraram para a esfera oficial das políticas de preservação do patrimônio cultural. A longo prazo, tal ‘migração’ resultou em modificações no campo dessas políticas (Constituição de 1988 e Decreto do Patrimônio Imaterial, 2000).
Nesta comunicação, pretendo discutir como a proposta do CNRC estava diretamente vinculada ao entendimento que seus membros faziam da cidade de Brasília como o ícone de um momento fundamental no processo histórico nacional, a saber, o da introdução do método projetivo de forma deliberada em solo brasileiro. Para a equipe do órgão, o único lugar possível para o desenvolvimento de seu projeto era a nova capital-federal, inaugurada em 1961.
Resumindo, proponho demonstrar como este é um caso privilegiado para a observação de possíveis vinculações entre projetos de cultura e projetos políticos no espaço da cidade.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference paper
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top