First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > Irene Rodrigues
Irene Rodrigues

Género, Migração e Trabalho: estratégias de inserção de mulheres chinesas na cidade de Lisboa

Irene Rodrigues
ISCSP - UTL

     Full text: Login to access
     Last modified: May 16, 2007
     Presentation date: 06/11/2007 4:30 PM in ISCTE-II C104
     (View Schedule)

Abstract
Esta comunicação explora as experiências de trabalho das mulheres chinesas migrantes em Lisboa, mais especificamente o modo como são influenciadas por variáveis como a educação, a etnicidade, o estado civil, a origem local (rural/urbana) e familiar.
Na cidade de Lisboa, as mulheres chinesas migrantes enfrentam os desafios da migração em espaço urbano, confrontando-se com as incongruências práticas geradas pelas heranças dos discursos de género tradicional e revolucionário. Deste modo, procuram estratégias para conciliar as tarefas reprodutivas e a participação na produção que, na migração, se consubstancia no trabalho no negócio familiar ou na construção de uma carreira.
Para muitas mulheres, a experiência migratória na cidade de Lisboa propicia rotinas de privação e de trabalho árduo, promovendo o seu isolamento na sociedade e na família. Este isolamento conduz a um sentimento de solidão que a participação das mulheres em redes de solidariedade e de sociabilidade atenua mas não elimina. A solidão acaba por caracterizar o quotidiano de agruras na migração transferindo a felicidade para uma vivência posterior na China, sendo neste contexto a terra natal representada como um éden, esquecendo-se inclusivamente as razões da saída.
Para outras mulheres a vinda para Lisboa representava, à semelhança das grandes cidades europeias e americanas, a migração para uma cidade cosmopolita caracterizada pela competitividade e pela oportunidade, o que lhes permitiria vingar como trabalhadoras estrangeiras esforçadas e diligentes. Mas, em Lisboa descobrem que outros factores são importantes para se construir uma carreira de sucesso, e que não são apenas trabalho e vontade.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference paper
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top