First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > Marcus Sant'Anna
Marcus Sant'Anna

ENTRE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS: PEQUENA REFLEXÃO ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO POLÍTICO.

Marcus Sant'Anna
IGC/UFMG

     Full text: PDF
     Last modified: May 16, 2007
     Presentation date: 06/12/2007 10:00 AM in ISCTE-II C202
     (View Schedule)

Abstract
Este trabalho pretende discorrer criticamente acerca das (im)possibilidades presentes no processo de redefinição da região do hipercentro da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Procurar-se-á enfatizar as diversas lógicas de apropriação destes espaços, que inscrevem no terreno, as contradições que fazem da cidade palco de disputas sociais. Assim, ressaltaremos que tal processo é engendrado de um lado pela racionalidade técnica estatal, legitimada sobretudo pelo discurso da competitividade, incluindo a mobilização da cultura como novo ramo da acumulação e o investimento produtivo no espaço por interesses imobiliários. Por outro lado, é permeado por práticas sócio-espaciais que, baseadas no uso, produzem um sentido político de perturbação no sensível, conferindo a tais espaços apropriados, o estatuto de lugares.
Num primeiro momento, procuraremos contextualizar os processos recentes no âmbito das transformações macroeconômicas ocorridas desde meados da década de 70. Em Belo Horizonte, “metrópole duplamente periférica”, os reflexos da transição de uma industrialização incompleta para formas mais flexíveis de acumulação têm resultado, na esfera do planejamento urbano, em ações estratégicas, legitimadas pelo discurso “socializante”, plasmado em um urbanismo e desenho urbano que procuram incorporar ao plano do vivido, ideais de igualdade, diversidade e de direito à cidade.
Posteriormente, o caráter ambíguo destes espaços tornar-se-á mais claro à medida que serão evidenciados os usos e apropriações que restabelecem ao centro urbano, um sentido há muito perdido, de obra. Por fim, tais práticas, consideradas aqui como ações táticas, serão analisadas sob uma perspectiva teórica que discute seu papel na construção de uma contra-estratégia urbana.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference paper
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top