First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > Marta Martins
Marta Martins

Condomínio Fechado - Viagem ao espaço de uma ideia...

Marta Martins
ISCTE

     Full text: PDF
     Last modified: May 22, 2007
     Presentation date: 06/12/2007 11:45 AM in ISCTE-II B202
     (View Schedule)

Abstract
Ausente, em Portugal, de um enquadramento legal preciso, a noção de Condomínio Habitacional Fechado (CHF) remete-nos à consideração de um universo arquitectónica, social e simbolicamente heterogéneo.
Crescentemente alvo do interesse da comunidade científica, o surgimento e expansão destes empreendimentos vem alcançando uma visibilidade pública relevante e marcadamente pouco consensual, visitada por concepções que, sobre tal fenómeno, projectam quer um conjunto de perigos, quer um conjunto de potencialidades.
Habitação "sem cidade" ou "ninhos" de uma "cidade ameaçada", redutos de individualismo e demissão ou laboratórios do que alguns designam como "private urban governance", o surgimento e expansão dos CHFs convida-nos a interpelar, de forma indissociável, Espaço, Cidade e Democracia - revestindo-se, tal interpelação, de um particular potencial estratégico na discussão em torno da cidade que temos e sua transformação na cidade que queremos.
Os marcadores materiais e simbólicos operadores da distinção dos CHFs entre a generalidade dos condomínios, a imaginação sobre quem neles vive, as razões e impactes subjacentes à sua origem e expansão, assumiram-se como temáticas analiticamente orientadoras da provocação e descoberta dos discursos de um conjunto de interlocutores social e culturalmente diversos, distintamente associados à produção e apropriação social de alguns CHFs localizados na cidade de Lisboa. Um diálogo estabelecido entre residentes, agentes associados à oferta de espaço residencial, investigadores e decisores políticos, do qual – por entre linhas de ruptura – emergem interessantes e preocupantes espaços de consenso e compreensão mútuas, nele se aclarando elencos de preocupações e reivindicações produzidas sobre a cidade "actualmente existente", os quais se afiguram partilhados entre confessados adeptos e assumidos opositores destes empreendimentos. Endereçado o desafio, como poderá a Cidade responder?

Palavras-chave: Condomínios Habitacionais fechados (CHFs); Produção e Apropriação Social do Espaço; Público; Privado; Limite; Fronteira; Satisfação residencial; Qualidade habitacional; Qualidade de vida; Amplificação e Prevenção Social da Insegurança; Distinção social.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference paper
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top