First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > Juciano Martins Rodrigues
Juciano Martins Rodrigues

Rio de Janeiro: exemplo de metrópole dualizada e fragmentada?

Juciano Martins Rodrigues
IPPUR/UFRJ

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
IPPUR/UFRJ

     Full text: PDF
     Last modified: May 17, 2007
     Presentation date: 06/11/2007 2:30 PM in ISCTE-II C103
     (View Schedule)

Abstract
O Rio de Janeiro tem sido objeto de atenção no pensamento acadêmico e na mídia nacional e internacional como exemplo da metrópole submetida aos efeitos dualizadores e fragmentadores da economia globalizada. A visível e crescente presença das favelas na organização do seu território e a exacerbação da violência têm sido os aspectos mais acentuados na literatura e na imagem jornalística difundida pelo mundo.
O presente texto tem como finalidade submeter esta interpretação à análise sistemática das transformações que vem ocorrendo no período dede os anos 1980. Utilizando as informações dos censos de 1980, 1991 e 2000, buscamos responder às seguintes perguntas:

(i) em que medida observa-se tendências de alteração do padrão carioca de organização social do espaço, que tinha como traços a proximidade territorial e a distância social?
(ii) como estas tendências conectam-se ou não com processos de exclusão sócio-territorial com processos de constituição de espaços de concentração de segmentos sociais isolados social e economicamente;
(iii) por último buscamos gerar evidências da existência ou não de tendências de fragmentação sócio-terriorial e a eventual emergência de metrópole dispersa em termos sócio-territoriais.

Estas perguntas são respondidas através da utilização de análises empíricas que utilizam as seguintes técnicas: Na primeira parte do trabalho apresentamos o quadro de transformação da estrutura produtiva da metrópole. Na segunda parte fazemos uma análise da evolução 1980/2000 da organização social do território da metrópole utilizando como base os dados censitários do FBGE e utilizando a técnica desenvolvida pelo Observatório das Metrópoles . Para a construção de tipologias de espaços socialmente homogêneos utilizamos como variável descritora do espaço social as categorias sócio-ocupacionais construídas para identificar a estrutura social das metrópoles¹. Na terceira parte, buscamos associar a análise anterior o conjunto de indicadores de inclusão/exclusão proposto por Genovez² sócio-territorial construídos na escala dos setores censitários. Em seguida utilizamos os índices de dispersão territorial proposto por Bertaud e Malpezzi³ para, de um lado, identificar a em que medida há tendência ou não afastamento território dos segmentos vivendo em favelas em relação ao pólo social da metrópole e, por outro lado, se estas tendências se associam às relativas a segregação residencial.
Através desta análise procuramos analisar o retrato da desigualdade que separa e tende a manter a distância entre os diferentes segmentos da sociedade.





1 RIBEIRO, L. C. Q. ; LAGO, L. C. . O espaço social das grandes metrópoles brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Cadernos Metrópole Desigualdade e Governança, EDUC - Editora da PUC/SP, v. -, n. 4, p. 173-203, 2000.

2 GENOVEZ, Patrícia, CAETANO, Norton & ESTRADA, Roberto (2000). Análise Espacial e Estatística da Metodologia de Construção do Índice de Exclusão/Inclusão Social: Relativo à Área Urbana de São José dos Campos – SP (Censo IBGE 1991). São José dos Campos, SP, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE. Disponível em . Acesso em: 20/10/2003.

3 BERTAUD, Alain, MALPEZZI, Stephen (2003). The Spatial Distribution of Population in 48 World Cities: Implications for Economies in Transition. Disponível em:
. Acesso em: 25/04/2004.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference paper
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top