First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > Sofia Maia Silva
Sofia Maia Silva

Os espaços do associativismo: como participam as Associações de Canelas no Espaço Local?

Sofia Maia Silva
APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento

     Full text: PDF
     Last modified: May 16, 2007
     Presentation date: 06/12/2007 11:45 AM in ISCTE-II B201
     (View Schedule)

Abstract
A Rede Informal de Organizações (RIO) insere-se num projecto de investigação-acção mais vasto de promoção do desenvolvimento local na Freguesia de Canelas, em Vila Nova de Gaia. A intervenção do RIO visa a constituição de uma plataforma de entendimento e colaboração entre as entidades locais, designadamente as do terceiro sector e do poder público, através de uma metodologia participativa de projecto.
A dinamização e profissionalização do tecido associativo em Canelas constituíram os primeiros e principais desafios para o trabalho, na medida em que as lógicas de projecto, estratégia e participação, adoptadas pelo RIO, não se coadunavam com as práticas e expectativas de desempenho destas organizações, claramente caracterizadas pelo seu voluntarismo e ausência de estratégia de actuação.
Canelas, vizinha da área metropolitana do Porto e eminentemente inserida numa lógica de sociedade em rede é induzida a participar em novas formas de transformação social, dentro das quais o voluntariado e o associativismo se mobilizam em torno de redes, plataformas, organizações e se pautam por modelos de expectativas racionais, integralidade, parceria, participação e aproximação territorial.
Estas associações, predominantemente culturais e recreativas, revelam dificuldades de integração dos fluxos globais existentes. Simultaneamente, manifestam fragilidades em se afirmarem como motores para a renovação e reforço da sociedade civil, no sentido de se constituírem enquanto identidade de projecto. É a partir deste cenário que se funda a nossa reflexão sobre o lugar destas instituições na afirmação da identidade cultural local, alicerçada na experimentação da metodologia de projecto como resposta às necessidades locais identificadas conjuntamente.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference paper
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top