First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > Joao Duarte
Joao Duarte

P.A. (Public Adress) - espa/ecializaçao musical e intermediaçao cultural

Joao Duarte
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal

     Full text: PDF
     Last modified: May 23, 2007
     Presentation date: 06/12/2007 10:00 AM in ISCTE-II B201
     (View Schedule)

Abstract
Estudar hoje a produçao cultural e artística exige em grande medida a superaçao das compartimentaçoes conceptuais estanques entre "níveis" de cultura (popular, erudita, de massas,...), compreendendo as múltiplas imbricaçoes entre cultura e economia e a implicaçao mútua entre o campo das indústrias culturais e o das subculturas urbanas.
A investigaçao realizada e aqui apresentada tem como objecto de estudo assim enquadrado os agentes de divulgaçao de projectos musicais, intermediários culturais que "residem" e realizam essa sua actividade no contexto específico da cidade do Porto com o que isso acarreta em termos materiais, práticos e simbólicos. Sao editores, promotores de eventos, "palcos", agentes, managers, etc..., que, como um P.A. (Public Adress é a designaçao atribuída ao sistema técnico de amplificaçao sonora constituído por captadores de som, amplificador de áudio e altifalantes), transportam a um público o som produzido por um músico.
Tratou-se de compreender o seu modo de funcionamento, suas representaçoes, recursos, estratégias e orientaçoes para assim compreender a especificidade das práticas culturais cujo resultado é a estruturaçao da produçao musical endógena (do Porto).
Num registo etnográfico, a análise realizada em torno de três eixos (arte, sociabilidades e território) permitiu a construçao de um esquema de inteligibilidade local gerado na tensao teoria/ empiria, o qual veio a permitir explicar, como principal resultado, as condiçoes propícias à referida estruturaçao da produçao musical endógena.
A partir da investigaçao realizada abre-se espaço para a reflexao acerca das Políticas Culturais no actual contexto urbano e do papel da etnografia na construçao e crítica das mesmas.


Embora preferindo o idioma português, estou preparado para apresentar a minha comunicaçao também em castelhano, em inglês e em francês.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference paper
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top