First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > Inês Pereira
Inês Pereira

O caleidoscópio contestatário: redes e contextos de activismo na cidade

Inês Pereira
CIES/ISCTE

     Full text: PDF
     Last modified: May 28, 2007
     Presentation date: 06/11/2007 2:30 PM in ISCTE-II B202
     (View Schedule)

Abstract
Esta comunicação pretende discutir a relação entre movimentos sociais e contextos urbanos, discorrendo sobre os diferentes espaços-tempos que constroem a ‘cidade contestatária’. A relação entre estes dois pólos é tomada de forma dialéctica, discutindo, por um lado, o modo como os movimentos sociais fazem a cidade (quer ocupando o espaço urbano em momentos de grande visibilidade, quer através da construção quotidiana de nichos intersticiais de resistência); e por outro, o modo como o território urbano constroi a acção colectiva, através, principalmente, dos seus efeitos de agregação e densificação (de individuos, grupos e redes sociais).
Fruto de um ano e meio de pesquisa no âmbito de um doutoramento em antropologia urbana, este paper explorará diferentes situações: snapshots da realidade que ilustram de forma significativa os espaços-tempos característicos da cidade contestatária através de uma sequência de pequenas histórias (tendo como contextos de observação uma manifestação, um bar, uma reunião inter-associativa...).
No decurso da análise procurar-se-á responder à seguinte questão: o que podem estas diferentes situações trazer para a análise teórica tanto da cidade como dos movimentos sociais? Por um lado, a cidade será aqui vista como um caleidoscópio, marcado pela sobreposição de diferentes circuitos de acção colectiva; palco para uma multiplicidade de formas de participação social, que na rede urbana se constroem e reconstroem. Por outro lado, destaca-se também a ideia dos movimentos sociais como estrutras relacionais complexas, que se relacionam e articulam entre si, tirando partido da função de cadinho desempenhada pela cidade. E, finalmente, verifica-se como, também nos ciclos de mobilização se (re) constroi o espaço urbano, na sua materialidade e nas suas práticas culturais.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference paper
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top