First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > André Correia
André Correia

«Filhos da estrada e do vento… e da miséria. Porque estas terras são todas deles» - Danos de um relacionamento desigual de longa data.

André Correia
CET-ISCTE

     Full text: PDF
     Last modified: June 7, 2007
     Presentation date: 06/12/2007 2:30 PM in ISCTE-II C103
     (View Schedule)

Abstract
Ainda que os dados disponíveis indiquem que desconhecemos a situação em que vive uma parte significativa da população portuguesa cigana, não será errado afirmar que em parte esta vive socialmente marginalizada, nomeadamente impossibilitada de aceder a uma habitação condigna, ou impedida de se fixar a um lugar nos casos mais extremos.

Com base nos dados obtidos no último ano da pesquisa desenvolvida, ainda em curso (por isso não apresentada aqui exaustivamente), esta comunicação procura apresentar alguns eixos de reflexão no que respeita aos processos de concentração dos portugueses ciganos em lugares marginais relativamente às cidades, vilas e aldeias onde estes vivem e habitam, ou tentam habitar, resultando assim na criação de espaços segregados ou, no limite, produzindo e perpetuando um “nomadismo” forçado.

A pesquisa assenta metodologicamente no trabalho de terreno «tradicional», na realização de entrevistas e observação participante, e na recolha complementar de dados sociológicos.

O material obtido nas pesquisas, engloba não apenas a perspectiva da população cigana sobre a sua situação habitacional, mas explora também o ponto de vista das instituições sobre os seus relacionamentos com esta população.

Colocando face-a-face a população portuguesa cigana e as entidades oficiais, que são responsáveis pela criação de políticas de inclusão social adequadas nomeadamente no que respeita ao acesso à habitação, salientam-se aspectos que são relevantes para a compreensão da actual situação dos portugueses ciganos.

A análise dos casos estudados associada a uma abordagem teórica das relações inter-étnicas, que têm sido lesivas da vida dos portugueses ciganos nos últimos 5 séculos, evidencia que o processo de exclusão, marginalização e segregação espacial se mantém.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference paper
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top