First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > Manish Fernandes
Manish Fernandes

Desafios Globais, Respostas Locais: O Caso da Estratégia Regional Lisboa 2020

Manish Fernandes
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

     Full text: Not available
     Last modified: March 17, 2007
     Presentation date: 06/12/2007 4:30 PM in ISCTE-II C103
     (View Schedule)

Abstract
De um modo crescente, as Cidades-Regiões enfrentam as complexas forças desencadeadas pelos processos globais definindo o posicionamento estratégico mais adequado para um futuro próximo bem sucedido.
No entanto, enquanto algumas cidades situadas no topo das hierarquias urbanas tendem a se constituir como 'hubs' organizacionais do processo de globalização contemporânea, outras debatem-se com um quadro mais limitado de recursos 'vis-à-vis' as forças globais.
Neste capítulo, a Cidade-Região de Lisboa enfrenta presentemente sérios desafios, tais como: posição geográfica periférica; crescimento das migrações internacionais; intensas pressões ao nível do imobiliário afectando o ordenamento da cidade; fragmentação socio-espacial; gradual quebra de investimento estrangeiro visível na contínua deslocalização de empresas transnacionais e consequente descida nos rankings de cidades; reduzida expressão nas redes urbanas transnacionais; etc.
Com efeito, determinadas cidades respondem aos desafios priorizando apenas a competitividade e concentrando esforços na captação de vantagens no âmbito da Economia global. Contudo, outros factores como a coesão social, qualidade de vida e participação cidadã assumem-se incontornáveis para a construção de futuros urbanos sustentáveis.
A Estratégia Regional Lisboa 2020 constitui, em certa medida, uma tentativa de resposta aos referidos desafios globais, à luz de novos métodos de planear a estratégia urbana. Neste sentido, o presente paper pretende caracterizar os processos que estiveram na base da formulação da visão, do envolvimento dos actores e da definição de projectos. Por outro lado, equacionando as diferentes áreas temáticas de intervenção no contexto da globalização, analisar-se-á criticamente a proposta estratégica, no âmbito de três grandes domínios interactuantes: Território, Pessoas e Organizações.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference abstract
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top