First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > Ana Estevens
Ana Estevens

As expressões espaciais da segregação residencial na Área Metropolitana de Lisboa

Ana Estevens
Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa

     Full text: PDF
     Last modified: May 16, 2007
     Presentation date: 06/12/2007 4:30 PM in ISCTE-II B202
     (View Schedule)

Abstract
A questão da segregação tem adquirido crescente importância nas últimas décadas, com base na estratificação social e nas relações de minoria-maioria que ocorrem um pouco por todas as metrópoles mundiais. Primeiro nos Estados Unidos da América e mais tarde na Europa têm sido desenvolvidos diversos estudos em redor do desenvolvimento da cidade capitalista segregada, onde grupos são espacialmente separados ao longo de linhas sociais e étnicas. As investigações mais antigas sobre o conceito de segregação centram-se mais nos mecanismos do mercado e das dinâmicas sociais entre grupos. No entanto, as investigações mais recentes vão mais além e relacionam a segregação com processos que resultam da globalização económica, das migrações e dos fluxos de capital para mudar a estrutura urbana espacial.

A segregação é por alguns investigadores considerada um fenómemo que ocorre com alguma frequência através de ajustamentos históricos e geográficos. É assim, um fenómeno que pode existir em qualquer lugar, em qualquer bairro, em qualquer cidade, não havendo uma segregação espacial mas múltiplas segregações.

O que é que segregação realmente significa? Que efeitos é que este ‘fenómeno’ tem na vivênvia da cidade? E na Área Metropolitana de Lisboa que expressões espaciais é que a segregação tem? No âmbito desta comunicação pretende-se trazer para discussão todas estas questões. Na primeira parte tenciona-se fazer uma breve abordagem sobre o conceito de segregação e o estado da arte. Na segunda parte, e com o apoio de cartografia temática e de imagens, pretende-se observar as expressões espaciais da segregação residencial na Área Metropolitana de Lisboa.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference paper
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top