First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
    Home > Papers > Alexandra Leandro
Alexandra Leandro

A Escola Policiada: Construções e (des)construções de um ideal securitário

Alexandra Leandro

     Full text: PDF
     Last modified: May 16, 2007
     Presentation date: 06/11/2007 2:30 PM in ISCTE-II C202
     (View Schedule)

Abstract
A escola, espaço de socialização e de interligação de diferentes segmentos da sociedade, envolve o cruzamento, e confronto, de diferentes expectativas e projectos individuais e familiares. A (in)segurança, a violência e a criminalidade colocam em evidência esta dimensão conflitual, e questionam uma das instituições basilares do Estado de Direito Democrático, ideologicamente construída no duplo sentido da inclusão e do controle sociais. Portugal tem sido palco de uma intensa discussão em torno destas questões, e da produção contínua de estratégias e instrumentos políticos, cuja face mais visível é, actualmente, o Programa “Escola Segura”, um projecto político que situa as forças de segurança – PSP e GNR – e as “comunidades educativas” na partilha de um terreno de intervenção particularmente problemático.

Nas ciências sociais, o tema da crescente policialização das escolas envolve a discussão em torno do desenvolvimento de uma retórica securitária, baseada, em larga medida, na convicção da existência de uma violência trazida do exterior por jovens oriundos de bairros socialmente desfavorecidos, frequentemente associados a intensivos processos de imigração. Os investigadores alertam para o papel do sistema escolar – formal e informal – na produção da violência, focando, em particular, os processos de segregação, estratificação e estigmatização escolares. A intervenção policial surge, neste contexto de reflexão, como um dos eixos de um terreno de intervenção conflitual.

Os estudos desenvolvidos em torno das identidades profissionais e dos quotidianos de trabalho dos polícias, em Portugal, apontam para um terreno de intervenção policial ambíguo, em que autoridade e proximidade se apresentam como elementos de difícil conciliação.

Research
Support Tool
  For this 
refereed conference paper
Capture Cite
View Metadata
Printer Friendly
Context
Author Bio
Define Terms
Related Sites
Pay-Per-View
Social Sci Data
Social Theory
Online Forums
Legal Materials
Gov Policies
Media Reports
Action
Email Author
Email Others
Add to Portfolio



    Learn more
    about this
    publishing
    project...


Public Knowledge

 
Open Access Research
home | overview | program | call for papers | submission
papers | registration | organization | schedule | links
  Top